Mais do que um tweet: O Marketing em Mídias Sociais faz parte de uma Estratégia Multicanal fundamental para o Sucesso do seu Negócio.
Primeiro, as redes sociais revolucionaram a forma como nos comunicamos no plano pessoal e, agora, transcenderam para os nossos negócios. Quando pensamos em estratégias de marketing digital, as mídias sociais se tornaram um player indispensável.
Quando pensamos em redes sociais, precisamos pensar que o relacionamento do consumidor com a marca foi completamente transformado nos últimos anos. Agora, ele não quer só ouvir da sua marca preferida, ele não quer só receber informações. Ele quer fazer parte da conversa. Ele quer ter a oportunidade de falar, de se relacionar com a marca que consome. O poder que era únicamente retido pelas marcas, passou a ser dividido com a multidão que as seguia.
E isso nos leva a uma situação ambígua: por um lado, com essa profundidade de relacionamento, marcas foram catapultadas a níveis nunca antes imaginados, fazendo parte das vidas de cada consumidor em todos os momentos dos seus dias. Por outro lado, essa é uma relação custosa de se fazer acontecer, existe um investimento grande, diário e constante para gerar essa magia.
E, nesse momento, os donos de negócios precisarão exercer sua visão de longo prazo mais do que nunca, pensando que o que eles hoje investem em mídias sociais, provavelmente não dará um retorno financeiro imediato.
O retorno virá, paulatinamente, primeiro pelo aumento da consciência de marca, depois pela fidelização de seus clientes, construção da sua comunidade, e então, aumento de suas vendas, redução do CAC e do LTV.
Novamente, essa construção não pode ser inventada, ou forjada, e caso você não tenha recursos ilimitados para uma equipe de marketing, é capaz de você levar algum tempo em sua construção.
Essa construção é preciosa, ter uma presença nas redes sociais vai além de ter uma conta e postar regularmente. O marketing em mídias sociais é uma arte e uma ciência – é uma mistura de entendimento da psicologia humana, análise de dados e criatividade narrativa.
A estratégia de mídias sociais, deve, em primeiro lugar, estar completamente integrada e alinhada aos objetivos de negócios da empresa e às estratégias dos outros canais de mídia. Você deve apresentar consistência no seu posicionamento, tom de voz, missão. Nada pior do que ver uma marca entrando em contradição consigo mesma, e acabando por rodar em círculos, sem sair do lugar.
Essa mensagem única, será separada, filtrada, tal qual a luz ao passar por um prisma. Entra uma mesma luz, saem diferentes cores. Cada cor que sai representa um trecho, uma faixa do seu conteúdo adequado a cada rede social. Isso é fundamental, pois o contexto de cada rede muda a forma como você deve agir por ali.
Estando nas redes, o que fazer: vender? Não apenas. Se você usa suas redes sociais apenas para vendas, está trabalhando com 20% de sua capacidade e rapidamente irá saturar seu público. O verdadeiro ouro das redes sociais é o que demora a ser feito, a construção de um relacionamento com os seus usuários.
Portanto, diversifique seu conteúdo, como diria o mestre das redes sociais Gary Vee, você deve engajar 80% do seu tempo e vender em apenas 20%. 80% do seu tempo, do seu investimento deve ser em conteúdo que eduque, inspire, engaje, toque o seu consumidor. Você preparará o terreno, ouvirá seu consumidor, entenderá o que ele precisa e como ele precisa, para então, nos 20% do tempo vender, de forma direta, assertiva e clara.
Lembre-se, as pessoas não querem mais ser vendidas. Querem ser vistas. As marcas que enxergam seus consumidores e são capazes de refletir sua identidade e desejos mais íntimos, estarão em seus corações.
Compreenda que cada post, cada tweet, cada story é uma oportunidade para contar uma história – a história da sua marca, a história do seu produto e, o mais importante, a história do seu cliente.