A importância do Planejamento Estratégico na comunicação
Bem amigos! Nesse artigo vou tentar esclarecer a importância do Planejamento Estratégico na comunicação como um todo. Independente se a comunicação é digital, off-line, corporativa, institucional, B2B, varejista, o Planejamento Estratégico é o início, meio e fim.
“O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… Os senhores estão anotando?”
Lembram desse diálogo no filme “Tropa de Elite”? É sobre isso. Planejamento Estratégico tem como base prestar a atenção ao que o cliente quer, e definir em paralelo o que ele realmente precisa. Para poder organizar o que e como vai ser produzido pela equipe. E no caminho medir os resultados de toda a comunicação.
Acertamos sempre? Nunca! Os resultados da comunicação devem ser sempre analisados com calma baseados nas necessidades iniciais do cliente, e ter o caminho corrigido de acordo com o que internamente ficou definido pelo Planejamento Estratégico e pela equipe envolvida na comunicação.
Os resultados são mais importantes que os “achismos”. Mesmo o cliente, que é proprietário do produto e serviço a ser divulgado, na maioria das vezes não sabe o que é necessário para a melhor divulgação da comunicação. É aí que entra a capacidade de negociação que o Planejamento Estratégico obrigatoriamente tem que ter. Negociar as mudanças é crucial para alinhar a comunicação.
“O importante é encontrarmos o equilíbrio entre ambas as partes.”
O posicionamento de uma marca é o resultado do trabalho do Planejamento Estratégico. Como a marca se apresenta. Quais serviços a marca entrega. Como o cliente de uma marca entende a comunicação proposta. É uma gama enorme de variáveis que devem encontrar a harmonia para um bom trabalho.
Para que todas as variáveis que envolvem um projeto de comunicação funcionem, todas as informações do Planejamento Estratégico devem estar acessíveis para o cliente e para a equipe que vai produzir a comunicação. Decisões não divulgadas ou não apresentadas podem atrapalhar, e muito, o fluxo de um projeto de comunicação. Cabe ao responsável pelo Planejamento Estratégico elucidar as questões que podem aparecer no caminho.
É um desafio? Sim. Mas é viável e os resultados são fantásticos. Por fim, fica uma questão: Qual a importância do Planejamento Estratégico dentro da comunicação da sua empresa ou de sua agência de comunicação?
Augusto Velazquez de Brito – Planejamento Estratégico da Empresa StartU. Carreira de longa data dentro de agências, empresas e projetos por alguns anos. Sempre curioso e determinado.